O trabalho realizado nesse projeto envolveu um processo de coleta, compilação e processamento de dados e informações referentes à restauração ecológica.
Para esse processo, foram estruturadas ferramentas digitais, que compõem um Ecossistema de Serviços Digitais, em construção na Akarui. Todas as ferramentas foram desenvolvidas com licenças livres.
As funções presentes nesse ecossistema são: Coleta de dados, Base de dados relacional, Cálculo dos indicadores.
Coleta de dados
Foi desenvolvido um formulário de coleta de dados offline, baseado na adaptação do Protocolo para Monitoramento de Projetos e Programas do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
A estrutura dos formulários está pensada de forma a permitir a coleta dos dados nas áreas em restauração cadastradas, com registro de ocorrências de indivíduos incluindo registros fotográficos. Estão previstas as relações com padrões de dados semânticos, como o DarwinCore, por exemplo.
O sistema de aplicativos está feito sobre o projeto de Software Livre Kobo Toolbox, uma plataforma de coleta de dados construída sobre os projetos Open Data Kit (ODK) e Enketo.
No nosso Ecossistema, essa ferramenta está conectada a uma base de dados relacional através de uma RestAPI.
Base de dados relacional
O sistema utilizado para gerenciar os dados e as informações referentes à restauração conta com uma base de dados PostgreSQL, e utiliza o projeto Tryton como framework e ferramenta de Mapeamento objeto-relacional (ORM).
Nesse sistema estão previstas as seguintes funções:
- Cadastro de Propriedades e Áreas em Restauração
- Cadastro e descrição de Métodos de Restauração
- Espaço para inclusão de mapas das áreas
- Conexão com sistema de formulários de coleta
- Módulos adicionais de Gerenciamento de visitas e Identificação botânica
Gerenciamento de visitas de monitoramento
O módulo de Gerenciamento de visitas de monitoramento está pensado para acompanhar o processo de coleta de dados de monitoramento, que, nesse projeto, foi realizado anualmente em 43 áreas de restauração.
Nesse módulo, é possível acessar dois tipos de usuários: um para planejar e programar as visitas, e outro para realizar as visitas.
É possível cadastrar qual área deve ser visitada, anexar um mapa para indicar o acesso a essa área, planejar data e turno, e adicionar contato da pessa responsável pela área. Abaixo se vê o exemplo da tela com o fluxo de estados das visitas.
Identificação botânica
No módulo de Identificação botânica também são definidos usuários com permissões específicas, configurados para acessar apenas as áreas correspondentes do sistema.
Nesse módulo é possível:
- Cadastrar táxons de famílias, gênero e espécie, com inclusão de nome popular
- Acessar os registros fotográficos das coletas realizadas pelo formulário (conexão automática via API) ou importadas ao sistema através de planilhas (conexão manual)
- Acompanhar o fluxo de trabalho da identificação, com separação de registros em 4 categorias: Por identificar, Por verificar, Identificados e Não identificados.
Abaixo se vê um exemplo da tela com o fluxo de estados do processo de identificação.
Cálculo de indicadores
A partir dos dados gerados e expordados pelo sistema, são calculados os indicadores, agrupados por ano de coleta:
- Cobertura por copas de árvores nativas (%)
- Número de Indivíduos por hectare (#)
- Número de espécies arbóreas e arbustivas (#)
- Lista de espécies encontradas por área
Esses indicadores foram utilizados na construção dos gráficos apresentados na sessão de pesquisa. A biblioteca de visualização utilizada foi o projeto da Apache ECharts.